Praticar atividade física, de forma regular, é transformador.
Graças a ele é possível ter energia, equilíbrio e motivação para lidar com as exigências do dia a dia profissional.
Posso falar por mim: o esporte parte faz parte da minha vida. Comecei a praticar karatê ainda cedo e sou fascinado por corridas de montanha de longa distância. Gosto de nadar, especialmente, em lagos, e, quando preciso arejar a mente, pego a mountain bike para um passeio.
Mas não é preciso tanto para se exercitar. Sobretudo agora, em que a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) ainda impõe uma série de restrições de distanciamento social – fechando academias, clubes e parques.
Seja onde for, minha dica, sem exceção, é a mesma: não fique parado, nunca. Praticar atividade física ajuda muito na performance profissional.
Aqui está um conjunto de dicas para melhorar sua qualidade de vida, sua sensação de bem estar e a sua produtividade:
- Cuidados sanitários – Sobretudo em tempos de Covid-19, tome todos os cuidados: distanciamento social, máscaras (existem algumas mais adequadas para quem precisa correr) e higiene das mãos com álcool em gel, durante as atividades e, sobretudo, depois de chegar em casa. É fundamental respeitar as recomendações das autoridades sanitárias.
- Saúde – Procure, claro, antes de tudo, um médico para examinar seu estado de saúde e atestar qual a medida certa de exercício adequada à sua condição. Isso é essencial não só para os exercícios, mas para o seu dia a dia profissional.
- Orientação adequada – É bastante recomendável, também, ter o auxílio e a orientação (ainda que por celular) de profissionais de educação física. Eles vão ministrar a quantidade correta para a sua necessidade e seu condicionamento. Poderão orientar sobre os equipamentos apropriados para a prática esportiva. E, lógico, não se esqueça do protetor solar se a prática for ao ar livre.
- Faça o que for possível – Na maioria dos casos, uma mera caminhada de forma regular já faz um bem danado. Mesmo nessa pandemia, o simples ato de subir escadas já ajuda a mexer músculos importantes na nossa rotina. É verdade que, para muitos, começar possa ser difícil. Mas, uma vez incorporado o hábito, a endorfina liberada é como um vício e ajuda muito no desempenho profissional.
- Tenha um objetivo geral – Antes de tudo, faça a reflexão sobre o propósito. Afinal, o que você busca com a atividade física? Não deve ser ficar mais magro. Ou mais musculoso. Tem a ver, sobretudo, com a sensação de bem-estar e plenitude. É habilitar seu corpo, capacitar sua mente, de modo a desenvolver todo o seu potencial – seja nos âmbitos profissional, intelectual, emocional.
- Estabeleça as suas metas – Mas onde você quer chegar? Saber isso é super importante. Não precisa querer subir o Everest. Pode ser uma pequena elevação no início. E, depois, um pouco mais alto. O mais importante é focar no patamar a ser superado, degrau a degrau, obedecendo, claro, seus limites. Essa regra vale para a atividade física, mas para sua carreira.
- Planeje, planeje, planeje – Para alcançar uma meta é preciso um plano. E este plano precisa ser coerente com a sua condição, ou seja, não adianta lançar-se a uma maratona se você nunca correu. É preciso planejar passo a passo, de acordo com seu condicionamento e sua disponibilidade. No dia a dia, a cada missão de trabalho, não é diferente – planejamento é tudo.
- Mantenha a disciplina – Basicamente, é ter um método para fazer o que precisa ser feito quando tiver que ser feito. A atividade esportiva ensina a não deixar para amanhã o que pode ser feito hoje. O treinamento muitas vezes se dá em dias chuvosos e frios, mas mesmo quando se está cansado ou abatido, a disciplina é aquela voz interna que mantém a obediência ao plano, superando seus próprios obstáculos. É um aprendizado útil para a rotina profissional, em que as demandas por entregas exigem foco e dedicação.
- Seja persistente – Não pode haver largada sem força de vontade para alcançar a linha de chegada. É preciso mentalizar a meta e não desistir ao primeiro sinal de cansaço. Por isso, o treino é sempre mais difícil que o dia da prova. As provas são efêmeras, enquanto os treinos exigem suor e dedicação. É preciso persistência para não desistir – na vida profissional, também, a resiliência é uma habilidade admirada.
- A competição é com você – A maior premiação é vencer a si mesmo. Superar seus medos, dúvidas, cansaço, eventual desânimo e rotina de treinos. Perceber que o benefício está em desfrutar a viagem, não somente o destino. Isso vale para a sua carreira: a competição é com você mesmo.
- Não esqueça da comida saudável e de moderação – Uma nutrição correta é fundamental para quem faz exercício. É essencial comer alimentos saudáveis, em quantidade e horários adequados, e uma suplementação para atender às demandas dos treinamentos. Nas horas de lazer, também vale moderação no consumo de bebidas alcóolicas – o melhor, mesmo, é usar os treinos para desestressar.
- Repouse e relaxe – É indispensável dormir bem, com regularidade, e dedicar ao menos um dia para repousar dos treinos. Pronto para começar?
*Rogério Nery de Siqueira Silva é CEO do Grupo Integração (afiliada da TV Globo sediada em Uberlândia com cobertura nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Centro-Oeste de Minas Gerais, Noroeste de Minas Gerais, Zona da Mata e Campo das Vertentes/parte do Sul de Minas)
Artigo publicado originalmente no Mundo RH. Clique aqui e confira!