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Rogério Nery entrevista: Thássia Naves, influenciadora de moda

Quando Thássia Savastano Naves nasceu, em 1989, a carreira de “digital influencer” sequer aparecia nas projeções. A internet só chegaria aos lares brasileiros na segunda metade da década seguinte e as redes sociais só começariam a despontar mais tarde.

Mas foi naquela época, nos anos 90, que começou a se desenhar o talento de Tássia Mineira de Uberlândia, ela gostava de acompanhar o trabalho das avós, ambas costureiras.

Já adulta, seu primeiro grande passo aconteceu em 2009, quando estudava Publicidade e Propaganda. Criou o “Blog da Thássia”, plataforma onde abordava temas como moda,
beleza e lifestyle. Passou a publicar posts diariamente com suas experiências e impressões e passou a apresentar looks com peças de lojas de Uberlândia.

O sucesso de vendas das peças e, principalmente, o conteúdo publicado no Instagram, catapultou seu nome. Logo Tássia virou uma webcelebridade. Foi questão de tempo para ter seu 1,68m longilíneos nas principais colunas e em capas de revistas de prestígio, cada vez mais disputada para editoriais de marcas nacionais e internacionais.

Seu alcance ultrapassou fronteiras. Em 2013, foi colocada pela Vogue Japão no Top5 dos blogueiros mais influentes do mundo. No ano seguinte, foi considerada a principal blogueira de moda da América Latina, pelo jornal espanhol “El País”. Em 2016, chegou a ser apontada como uma das mulheres mais influentes do mundo pela revista “Glamour Espanha”. Um sucesso que pode ser calculado pelo seus 3,6 milhões de seguidores no Instagram.

Em entrevista ao superintendente da Rede Integração, Rogério Nery de Siqueira Silva, ela diz estar ciente de sua responsabilidade como formadora de opinião.

Tenho um cuidado redobrado com tudo que falo e publico, em função do tamanho da minha audiência. Pode ter certeza de que faço uma curadoria enorme das marcas às quais me associo, pois tudo precisa ser real.”

De acordo com Rogério Nery, Tássia Naves é uma comunicadora nata.

“Tem um talento incrível. Não por acaso é referência para milhões de pessoas, recebida de tapete vermelho por onde passa e capa de revistas internacionais. Em um mundo de ícones cada vez mais efêmeros, ela tem mostrado ao longo de todos esses anos a consistência de sua proposta editorial. E, sobretudo, a capacidade de seguir crescendo com coerência, superando os desafios de um meio muito competitivo”, diz o superintendente da Rede Integração.

Rogério recorda ainda dos tempos em que Tássia frequentava a casa de seu pai, Tubal Siqueira Silva, presidente do Grupo Integração.

“Já naquela época, ainda muito jovem, para não dizer menina, ela ajudava a minha irmã a escolher as roupas e montar seu armário. Sempre teve um excelente bom gosto. Sempre cuidou de sua imagem e associou-se às maiores e melhores grifes, inclusive lançando sua própria marca. Nossas famílias são amigas e sabemos que em nada mudou a vida que ela leva. Continua uma pessoa super simples, meiga, atenciosa e cuidadosa da família e dos amigos. Tem um mundo pela frente e muito a contribuir.”

Leia a entrevista completa.

1 – Rogério Nery – A pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) gerou um debate amplo sobre a responsabilidade de influenciadores digitais nos posts que publicam. Como você vê essa questão?

Thássia Naves – Sim, há muito discussões em torno deste tema. No início da pandemia, quando ainda não tínhamos certeza de fato da proporção que iria tomar, remanejei muito dos meus conteúdos, porque não cabiam no momento. Permaneço com esse raciocínio ainda hoje, porque a situação no País ainda é desastrosa infelizmente. Por outro lado, tenho parceiros que estão precisando de ajuda neste momento. O setor da moda, assim como tantos outros, foi bastante afetado. E agora, nesta retomada do falado ‘novo normal’, é possível um reaquecimento do setor. Então, temos pensado em ações e formas de ajudá-los, mas sempre com bastante responsabilidade e clareza. Além disso, por meio das minhas redes sociais, trago além de informação, entretenimento e leveza para a minha audiência, mas sempre com verdade e responsabilidade.

2 – Rogério Nery – A pandemia levou a Semana de Moda de Paris a acontecer, pela primeira vez na história, de forma virtual. Que outras transformações no mundo da moda você vislumbra enquanto a vacina não chega? Você acha que as máscaras aparentemente vieram para ficar como um item de moda, pelo menos enquanto não surgir uma vacina?

Thássia Naves – Sim, vimos uma semana de moda diferente e mais criativa em função da pandemia. Marcas como Dior e Chanel fizeram um fashion film para mostrarem a coleção. Gucci mostrou uma versão teatral de seu desfile, em formato digital, e com os funcionários da marca no casting. Acredito muito nesses formatos interessantes gerando reflexão sobre este novo momento. Também acredito em um consumo muito mais consciente, com práticas muito mais sustentáveis, para um impacto muito mais positivo.
As máscaras hoje são itens indispensáveis, mas não podem ser considerados como acessórios, são obrigatórios no momento. Mesmo assim há uma demanda em criá-los de forma criativa e em diversas estampas e tecidos.

3 – Rogério Nery – O que mudou na sua vida ao longo desses mais de 4 meses de pandemia? Você conseguiu ser tão produtiva? Do que mais você sentiu/sente falta nesse período em que o melhor remédio é o distanciamento social?

Thássia Naves – Passar por esse momento que estamos vivendo é difícil. No início foi difícil me acostumar com a rotina. Me permiti ter momentos mais quietos e reflexivos, e tudo bem. Pois todos nós estamos passando por essas fases de oscilação. Tive dias de incerteza, estamos todos preocupados com o futuro, com a saúde de todos, e esses pensamentos fazem parte da nossa realidade hoje. Vejo o noticiário uma vez ao dia, para me atualizar de tudo.
Hoje me sinto mais produtiva. Estou tocando vários projetos que irão acontecer ao longo desse segundo semestre, e que trarão formatos diferentes. Isso me motiva todos os dias, adoro criar e trazer algo novo.
Nesse momento de isolamento social pude ficar em casa com o meu marido. E só pude visitar a minha família depois de meses. Podemos estar longe, mas esse momento evidenciou ainda mais a solidariedade, a empatia, a união e o amor.

4 – Rogério Nery – O fechamento do comércio durante a pandemia levou muita gente a aumentar as compras via online. Mas, quando se trata de moda, o contato visual, tátil e até olfativo e auditivo é muito importante para a decisão de compra. É possível ter uma boa avaliação de um produto pela internet? Quais as suas dicas para quem compra via e-commerce

Thássia Naves – Vemos hoje um aumento expressivo com os e-commerces. Hoje em dia até há o live streaming, onde você pode comprar o produto sem sair da plataforma, em tempo real. As marcas também estão mudando seus formatos para que o consumidor tenha opções de troca, caso não dê certo. Quem costuma comprar por e-commerce precisa ficar atento aos termos de troca, e comprar em sites confiáveis. Hoje muitas marcas estão mais flexíveis e mais ágeis com a entrega e a devolução.

5 – Rogério Nery – Há vídeos em seu canal no YouTube que chegam a mais de 1 milhão de visualizações e seu perfil conta com mais de 3,6 milhões de seguidores no Instagram – número que seria a terceira maior população municipal do País, atrás de São Paulo e Rio. Você sente o peso desse poder de influenciar tanta gente? Teria algum exemplo para contar?

Thássia Naves – Sei da minha responsabilidade como influencer e formadora de opinião. Por isso tenho um cuidado redobrado com tudo que falo e publico, em função do tamanho da minha audiência. Pode ter certeza de que faço uma curadoria enorme das marcas às quais me associo, pois tudo precisa ser real. Um episódio marcante recente foi o meu casamento no ano passado, que teve uma visibilidade maior do que a minha audiência. E todo o carinho e respeito que tive tornou o momento ainda mais especial.

6- Rogério Nery – Um simples post seu é capaz de esgotar os estoques de grandes redes. Esse é um dos fatores que fizeram seu nome ser disputado no mundo da moda. Além do acerto comercial, quais são os critérios determinantes que fazem você apostar na comunicação de uma marca ou de uma linha de produto?

Thássia Naves – Muito obrigada pelo elogio! Hoje, as marcas não estão apenas vendendo seus produtos, mas sim seus valores e propósitos muito além do produto em si. Em função disso, a comunicação é muito importante. O papel do influenciador, hoje, é mostrar de forma mais objetiva e simples sobre qualquer produto, tendência, comportamento. E, junto a isso, a marca também propaga seu conjunto de valores, sua forma de pensar, suas mensagens relacionadas ao mundo, trazendo ainda mais identificação e credibilidade. Por isso é tão importante estar alinhado com os fatores que acontecem hoje no mundo.

7- Rogério Nery – Muitos criticam o mundo da moda como um mundo de futilidade. Mas moda, penso eu, diz muito mais sobre a identidade de uma pessoa, de como ela se posiciona em seu ambiente social, seja de luxo, seja mais modesto. Você concorda? Como você vê essa questão? Até que ponto moda é algo supérfluo ou uma necessidade?

Thássia Naves – Moda é uma forma de expressão, de opinião, de identidade e comportamento. Por isso é tão importante ser inclusiva e ter representatividade. E cada vez mais estamos caminhando para um mundo muito mais inclusivo e diverso. Além disso, a moda também é business. Movimenta um mercado enorme e gera milhões de empregos. Hoje, neste ‘novo normal’, vejo que a moda passa por uma transição para ser ainda mais consciente, pois entendemos os reflexos de todo o momento que vivemos. Por isso há movimentos importantes como o show fashion (que valoriza os conceitos de sustentabilidade e reutilização de materiais), a moda digital com roupas em realidade aumentada, que já estamos vendo em marcas nacionais também.

8 – Rogério Nery – Ao longo dos últimos dez anos, sua atividade fez você trocar constantemente de roupas, calçados, acessórios, joias, perfumes e cosméticos. Certamente você perdeu a conta. Num universo que lança novidades a cada estação é possível ter apego a um look? E qual é o seu look de fé – em um clima mais quente e em um clima mais frio?

Thássia Naves – Claro que sim! Todos nós temos nossos preferidos. Meu look para um dia mais quente, com certeza, é vestido leve, confortável, com um tênis ou uma rasteira. E nos dias mais frios um bom moletom ou um jeans com uma malha de gola alta e um casaco bem quentinho.

9 – Rogério Nery – Você começou a ficar nacionalmente conhecida ao criar o “Blog da Thássia”, há pouco mais de 10 anos. Hoje, os blogs já não existem como antes e as ferramentas que mais geram repercussão, além do YouTube, são o Whatsapp, o Instagram, o Twitter, o TikTok e Facebook. Como você se adapta a sua linguagem ao potencial de cada ferramenta? Poderia mencionar exemplos? Você gosta do termo “influencer” ou você se vê como uma comunicadora? E assim sendo, como trabalha o plano de conteúdo e as pautas com sua equipe? Por fim: onde você se vê daqui a dez anos?

Thássia Naves – Cada ferramenta tem sua estratégia, pois procuro diversificar o conteúdo em cada um. Até porque cada plataforma tem um tipo de interação, então é necessário pensar individualmente. No início dessa pandemia fiz um desafio, o #pillowchallenge, que foi um sucesso. Muita gente replicou. Outro exemplo é o formato que criei, o #ThassiaInMotion. Comecei de forma despretensiosa e hoje já é um marco consolidado no meu conteúdo de semana de moda internacional. As ideias são sempre debatidas com a minha equipe, e troco muito com eles para criarmos maneiras diferentes de conteúdo. Fico feliz com o meu crescimento hoje na plataforma do TikTok e, agora, com o mais recente Reels – a nova ferramenta do Instagram. Para cada um deles crio formas diferentes e ousadas. Hoje me sinto mais como comunicadora e espero em 10 anos ainda viver dessa profissão, acompanhando as mudanças e, principalmente, trazer informação e conteúdo para aqueles que me seguem.

10 – Rogério Nery – Você fortaleceu seu nome na era das mídias digitais. E há uma discussão muito grande na sociedade sobre o fenômeno das fake news. Esse é um tema que te preocupa? Como vê o movimento de algumas grandes redes para apertar o cerco aos disseminadores de notícias falsas?

Thássia Naves – É tão nocivo quanto o Coronavírus. E vimos como nessa pandemia tivemos um aumento da desinformação e o quanto isso impacta negativamente na sociedade em diversos campos, sejam eles sociais, econômicos, políticos, culturais ou pessoais. É preciso um esforço coletivo e contínuo de análises das informações, por parte de todos. Apenas confiar em conteúdo de fontes seguras, de credibilidade. E não deixar de apurar e pesquisar informações.

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