Novidades

Alexandre Pires sobre sucesso: “Se manter no topo é muito mais difícil e desafiador”

Alexandre Pires – que conquistou o Brasil na década de 90 como vocalista do Só Pra Contrariar – acredita que o desafio de se manter sempre no topo seja ainda mais desafiador do  que o de conquistar um espaço na indústria e ser respeitado como artista. O cantor, que desde 1999 segue carreira solo, conta que tenta se reinventar a todo momento sem perder a sua essência.

“Eu ralei muito para chegar no mainstream, ser reconhecido e considerado um artista importante e relevante como hoje, mas, com certeza, se manter no topo é muito mais difícil e desafiador. Você sempre tem que se reinventar e, o mais importante, sem perder a sua essência”, avalia ele.

Esse é um dos motivos que faz com que Alexandre, que já retomou sua agenda de shows presenciais, siga investindo também nas lives, segmento que tomou grande proporção no meio musical durante a pandemia. Nesta terça-feira (12), às 20h, o cantor apresenta na transmissão ao vivo e gratuita do palco do Teatro Bradesco, em São Paulo, uma hora e meia de show com O Baile do Nêgo Véio 2.

Alexandre Pires (Foto: Instagram)
Alexandre Pires (Foto: Instagram)

O artista encara os shows como uma maratona e se prepara não só vocalmente como fisicamente para casa compromisso. Academia e futevôlei estão entre as atividades que o ajudam a se manter em forma.

“Manter um condicionamento físico é fundamental para qualquer artista, ainda mais para mim, que adoro realizar shows longos e que requerem de muita energia. Eu sempre me cuidei e sei o quanto isso é importante. Faço academia, jogo futevôlei e também faço muita preparação vocal para aguentar bem essa nova maratona de shows. Não é fácil, mas extremamente necessário”, conta.

Aos 46 anos, ele se sente lisonjeado com os elogios que recebe por sua aparência. Ele acredita que estar bem espiritualmente contribui para a imagem sempre jovial.

“Um elogio é sempre bem-vindo, né?! Acredito que o segredo é se cuidar não só fisicamente, mas mentalmente, além de também espiritualmente.”

Alexandre Pires e sua mulher (Foto: Instagram)

Alexandre Pires e sua mulher (Foto: Instagram)

Casado com Sara Campos desde 2008 e pai de três, Alexandre afirma que realizou seus maiores sonhos como pessoa física e como artista.

“Sou um homem realizado. Nunca imaginei chegar onde cheguei, mas ralei muito e de forma honesta para chegar até aqui. Acredito já ter conquistado todos os meus sonhos. Tenho uma família linda, pessoas leais ao meu redor e que querem sempre o meu bem. Tendo saúde, nós conseguimos realizar novos sonhos e de quem está ao meu lado também”, conta.

Muitos artistas usaram do recurso das lives para contornar a falta de shows presenciais na pandemia. Agora com a retomada da agenda de shows qual a importância que as lives têm no seu trabalho e sua agenda de trabalho?
Na verdade, essas lives serviram como uma válvula de escape para nós, artistas, e também para o público que ficou confinado em casa, sem poder sair e se divertir. Nesse período, conseguimos tirar do papel dois projetos importantes e que tiveram grande repercussão como Irmãos – em que tenho ao meu lado a figura ilustre do Seu Jorge – e Samba, Sertão e Brasa, em que tenho a honra de dividir o palco com o cantor Daniel. Foi um período bastante complicado e triste para o mundo. Acredito que muitos artistas conseguiram levar um pouco de calor, carinho e diversão para as pessoas por meio das lives. Apesar de a minha agenda de shows felizmente estar voltando ao normal, ainda temos algumas demandas de lives.

Alexandre Pires (Foto: @leolimaphotographer)
Alexandre Pires (Foto: @leolimaphotographer)

Como foi pensado o repertório e por que decidiu colocar também um pouco do axé music, o sertanejo, o forró no repertório?
O repertório do Baile do Nêgo Véio 2 é bem forte, repleto de hits e clássicos. Confesso que escolhi a dedo, justamente para não deixar ninguém parado. O setlist é composto por sucessos meus, mas vários outros que ficaram marcados nos anos 90 e não deixa de ser também uma homenagem aos artistas que fizeram época.

Ouvir esse repertório sem lembrar dos anos 90 é impossível. Acho que foi uma das melhores décadas do pagode. Do que sente mais falta daquela época? Faria algo diferente?
Ah, com certeza foi a época de ouro e que revelou uma seleção de artistas talentosíssimos. Foram muito os grupos de samba e pagode que surgiram neste período e se tornaram referência. Foi um movimento que se tornou muito forte nessa década, mas, a verdade é que o estilo nunca sai de moda ou perde o gosto popular. Existem alguns gêneros que explodem rapidamente, ficam em alta e logo saem de cena. Com o pagode e o samba, isso não acontece. Cresci muito pessoalmente e aprendi muito profissionalmente nessa década e vejo que fizemos tudo certo para chegar no status em que estamos.

A internet tem ajudado muitos artistas a compor a partir de frases e situações que viralizam, muitos buscam coreografias inspiradas no próprio Tik Tok para ajudar a bombar a música. Seu processo criativo também é impactado pelas redes sociais? Está sempre antenado no que acontece lá para criar um projeto que também agrade essa nova geração?
Por mais incrível que pareça, não sou muito ligado às redes sociais, mas acho muito legal esse movimento que vem tomando forma. Já me mostraram muitas coisas relacionadas a mim e acho curiosa a maneira que certos conteúdos viralizam. Felizmente, minhas músicas se tornaram atemporais e pessoas das mais diversas idades e gerações curtem e apreciam o meu trabalho.

Alexandre Pires celebra aniversário de filha com festão (Foto: Reprodução/Instagram)
Alexandre Pires e mulher com os filhos Arthur e Julia (Foto: Reprodução/Instagram)

Seus filhos são bem musicais. Já mostram a vontade de seguir carreira? Você deixaria eles começaram ainda criança nessa profissão?
Sim, eles gostam muito de música, são superantenados, mas não forço nada não, deixo eles seguirem no tempo deles.

Neste ano, você celebra 14 anos de casamento. Isso é um marco bem importante em uma época de amores tão passageiros. Vocês são bem discretos. Ter namorado famosas no passado e ter tido os relacionamentos expostos te ensinou que a discrição é o segredo do sucesso?
Somos muito reservados mesmo e ela não gosta muito de se expor também. Respeito esse lado dela!

Cruzeiro, show com Seu Jorge, Daniel, álbum em espanhol… Como está a sua agenda e quais os próximos projetos que agora pretende focar?
Minha agenda está uma loucura e voltando a ficar lotada, graças a Deus. Estamos trabalhando bastante em todos os projetos e já estou praticamente morando na estrada. Estamos preparando várias surpresas para os próximos meses e acredito que a galera que me segue vai curtir. Esse mês tenho várias apresentações do do Baile do Nêgo Véio 2, outras com Seu Jorge, faço show especial do Latin Lover no Chile, na sequência já viajo ao Rio de Janeiro para fazer o camarote do Carnaval e, entre uma viagem e outra, vamos decidindo os próximos passos.

Alexandre Pires (Foto: Instagram)
Alexandre Pires (Foto: Instagram)

Credito: Quem Acontece

Google Ads Super Middle

Compartilhe com seus amigos

Deixe seu comentário