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Caso da gravação de Naiara Azevedo com Marília Mendonça mostra que herdeiros às vezes têm razão…

 ANÁLISE – A indústria da música sempre explorou a saudade que o público sente dos ídolos que saíram de cena. É assim que a banda toca desde que o samba é samba.

Só que, se a partida foi prematura, como no caso da cantora e compositora Marília Mendonça (1995 – 2021), morte aos 26 anos, no auge da trajetória artística, é preciso cuidado redobrado para que homenagens imediatistas jamais se desviem do caminho da ética em nome da ambição comercial.

Herdeiros de artistas falecidos tendem a ser vistos como vilões na administração da obra de quem saiu de cena. Há de fato excessos, pois a ambição pode estar dos dois lados. Mas nem sempre é assim.

A polêmica envolvendo a ainda inédita gravação de música 50 por cento por Naiara Azevedo em dueto com Marília Mendonça – gravação feita em setembro de 2020 e prevista para ter sido lançada em janeiro de 2021, mas até então inédita – mostra que é preciso ter cautela e que, sim, os herdeiros às vezes podem ter razão quando vetam qualquer produto relacionado ao artista falecido.

Naiara Azevedo traçou a estratégia comercial perfeita para soltar faixas do álbum Baseado em fatos reais enquanto a cantora estivesse confinada na casa do Big Brother Brasil 2022, no ar desde a noite de ontem, 17 de janeiro, pela TV Globo e no Globoplay.

Essa estratégia incluía o lançamento do dueto com Marília em 50 por cento, música creditada à própria Naiara em parceria com Dener Ferrari, Rafael Quadros, Vinni Miranda e Waleria Leão. Só que Naiara e a equipe que gerencia a carreira da cantora paranaense começaram a veicular notícias sobre o dueto sem antes terem pedido autorização (mesmo informalmente) à família de Marília para lançar 50 por cento.

Irmão de Marília, o também cantor João Gustavo foi para as redes sociais protestar contra o que entende ser uma exploração do nome da irmã, com Naiara usando a mídia e a vitrine nacional do BBB para se promover às custas da dor sentida pelo Brasil com a prematura saída de Marília de cena. E a polêmica se instalou sem Naiara, confinada, ter ciência da confusão.

Por ora, nem a gravadora de Marília Mendonça – a Som Livre, com a qual Naiara já teve vínculo contratual, expirado em dezembro de 2020 – pode resolver a questão. Como acordado logo após a morte da rainha da sofrência, caberá sempre à família da cantora goiana a decisão de liberar – ou vetar – qualquer lançamento póstumo com o nome de Marília Mendonça.

Fonte: G1 Mauro Ferreira.
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