Novidades
Como nasceu ‘Leão’, música gravada por Marília Mendonça
Por trás desse sucesso, há outro artista famoso: o rapper Xamã é o compositor de “Leão”. A faixa foi incluída no álbum “Zodíaco”, lançado por ele em 2020. Cantada em dueto com Marília, a música original é um R&B romântico, bem diferente da versão que ficou mais famosa.
O quinto episódio do podcast Marília – O outro lado da sofrência conta a história de “Leão” e mostra a força dos lançamentos póstumos de Marília Mendonça. Eles estão no centro de disputas entre os responsáveis por administrar o legado da cantora.
Em entrevista ao g1, Xamã lembrou da parceria com Marília, que se tornou sua amiga:
“Ela criou uma textura diferente para a música. No jeito de interpretar, a Marília vestia a música como uma roupa, ficava parecendo uma parte dela.”
O primeiro contato dos dois aconteceu pelas redes sociais. “Divulguei a prévia de uma música e ela me mandou mensagem falando que tinha adorado. Na hora, achei que era um fake”, contou o rapper.
Quando escreveu “Leão”, em um estúdio no Rio de Janeiro, Xamã decidiu convidar Marília Mendonça para participar da música porque acreditava ser este o signo da cantora. “Falei para ela: é a música do seu signo” – Marília costumava se descrever como leonina em entrevistas, mas, na verdade, era canceriana.
“Mandei um rascunho para ela, muito inseguro, porque era a Marília, né? Além de cantar muito, ela canetava muito na composição”, disse o cantor.
A cantora gostou tanto da música que, em 2021, criou uma segunda versão de “Leão”, com batida de arrocha. A música foi apresentada na live Serenata, de maio daquele ano, e a gravação entrou no álbum póstumo “Decretos reais”, lançado em 2023, dois anos após a morte de Marília.
A adaptação brega acabou se tornando a definitiva. “Quando eu compus essa música, nunca imaginei que alguém faria uma versão assim, tão envolvente”, brincou Xamã. “Acho que a galera até gostou mais dessa versão do que da original, porque tem muito balanço.”
“O fator Marília Mendonça fez a ‘Leão’ ser a ‘Leão’. É uma letra meio complicada, mas ela fazia parecer simples. Ela fazia o complicado virar simples.”