Novidades
Milton Nascimento é diagnosticado com demência
O cantor Milton Nascimento, de 82 anos, um dos maiores ícones da música brasileira, foi diagnosticado com demência por corpos de Lewy (DCL). A informação foi confirmada nesta quinta-feira (2).
Em nota à CNN, Augusto Nascimento, filho do cantor, pediu respeito e compreensão neste momento delicado e ressaltou que este será o único pronunciamento da família à imprensa sobre o assunto.
Segundo Augusto, a confirmação da doença aconteceu em julho deste ano, após o artista, de 82 anos, retornar de uma viagem aos Estados Unidos. Pai e filho realizaram um sonho antigo: percorrer o país de motorhome. O herdeiro explicou que notou mudanças significativas no comportamento de Milton nos meses anteriores.
“Ele estava esquecido, com pouco apetite, o olhar muitas vezes fixo em um único ponto, repetitivo, indo e voltando nas mesmas histórias em questão de minutos “, contou Augusto. Os primeiros exames foram realizados em abril, quando os médicos já haviam identificado uma “piora brusca no quadro cognitivo”.
Em abril, começaram a realizar uma série de testes clínicos com a intenção de averiguar diferentes domínios cognitivos, como atenção, capacidade de cálculo, orientação de espaço e linguagem. O clínico geral Weverton Siqueira, então, disse a Augusto que, pela primeira vez em uma década, estava assustado com o declínio cognitivo do artista. Com isso, solicitou uma bateria de exames.
Algumas semanas após o retorno dos Estados Unidos, Milton, que em 2023, descobriu Parkinson, recebeu um novo diagnóstico: demência por corpos de Lewy (DCL).
Segundo National Institute on Aging, agência federal líder nos Estados Unidos para pesquisas sobre o envelhecimento, a DCL é uma doença associada a depósitos anormais de uma proteína chamada alfa-sinucleína no cérebro. Esses depósitos, chamados “corpos de Lewy”, afetam substâncias químicas no cérebro. Essas alterações, por sua vez, podem levar a problemas de pensamento, movimento, comportamento, humor e outras funções corporais.
Ícone da MPB, Milton Nascimento construiu uma carreira de mais de seis décadas, sendo reconhecido mundialmente por sua voz única e composições marcantes. Recentemente, ele se despediu dos palcos com a turnê “A Última Sessão de Música”, que lotou arenas e teatros pelo Brasil. Agora, o cantor enfrenta um novo capítulo de sua trajetória pessoal, cercado pelo carinho dos fãs e pelo apoio da família.