Novidades
RETROSPECTIVA 2024 – Ano de Grelo, Liniker, montagens no funk, turnê de medalhões da MPB e Simone Mendes
♪ O ano de 2024 transcorreu na música brasileira com alguns fenômenos de popularidade que, ainda assim, não foram capazes de unir todo o Brasil. Em movimento irreversível, o mercado da música atravessou o ano com cada artista no próprio quadrado, atuando em segmentos distintos, ainda que os incontáveis feats. tenham tentado dar liga em artistas de universos diferentes.
Em alguns casos, a área desse quadrado foi extensa. Aos 27 anos, Grelo – nome artístico do cantor e compositor goiano Gabriel Ângelo Furtado de Oliveira – foi a revelação do mainstream do mercado. Compositor que vinha fornecendo hits para astros do forró e para duplas e cantores sertanejos, Grelo foi para a frente dos holofotes no segundo semestre com a explosão da música Só fé, um dos hits virais de 2024.
Em outro quadrado, o trio fluminense Os Garotin também ascendeu ao posto de revelação da música brasileira com o soul e R&B tropical do primeiro álbum, Os Garotin de São Gonçalo, dividindo o pódio com a cantora e compositora baiana Melly, que também transita pelo segmento da black music contemporânea.
Artista egressa do mercado indie, Liniker extrapolou quadrados e ganhou status de cantora do mainstream por conta do estouro do álbum Caju, o disco mais comentado do ano.
Contudo, como a indústria da música brasileira opera em nichos, é provável que as multidões arrastadas por Caetano Veloso e Maria Bethânia para as apresentações do show da turnê Caetano & Bethânia nem saibam quem é Grelo.
O público dos medalhões da MPB continua gravitando em torno de um universo paralelo. Nesse universo, Milton Nascimento foi ovacionado pelo álbum gravado com a cantora, compositora e baixista norte-americana de jazz Esperanza Spalding. Mas será que os ouvintes que cultuam o álbum Milton + Esperanza chegaram a ouvir a música Dois tristes, grande sucesso emplacado pela cantora sertaneja Simone Mendes ao longo de 2024? É provável que não.
Talvez o público de Milton Nascimento tenha ouvido (a contragosto) Macetando, a música gravada por Ivete Sangalo com Ludmilla. Macetando saiu no fim de 2023, mas virou hit do Carnaval de 2024 e atravessou o ano com fôlego.