Novidades

‘Sinônimos’: Música quase foi de Zezé e Luciano, mas virou hit de novelas com Chitãozinho, Xororó e até Ana Castela

“Sinônimos” é um clássico da dupla Chitãozinho & Xororó que está na abertura da novela “Terra e Paixão”. Mas por muito pouco ela não entrou no repertório de Zezé Di Camargo e Luciano. A música ainda nem estava 100% pronta, mas a ideia era que ela fosse cantada pelos filhos de Francisco em parceria com Zé Ramalho.

Em conversa com Zezé e Luciano, os compositores Claudio Noam e Cesar Augusto sugeriram a gravação, mas a dupla já estava com o álbum pronto para ser lançado.

Claudio buscou inspiração no Salmo 91 e no livro de Coríntios para compor a faixa. César, que era produtor de Zezé e Luciano, completou a canção e incluiu seus versos em uma reunião em uma casa, em São Paulo, onde eles costumavam se reunir para compor entre churrascos e cervejas. “Sinônimos” ainda leva a assinatura de outro compositor conhecido no meio sertanejo, Paulo Sérgio.

Zezé gostou da música, mas repetiu: o álbum já estava pronto. A sugestão dele foi incluir “Sinônimos” no disco seguinte. Não deu para esperar. Chitãozinho e Xororó estavam selecionando canções para o álbum “Aqui o sistema é bruto” quando César mostrou um CD com dez faixas. Entre elas, estava “Sinônimos”.

A música “reservada” não deveria estar lá, mas foi incluída por engano no CD. César, então, pediu para pular a faixa no momento da apresentação, mas Chitãozinho disse que queria ouvir. Ele amou.

O produtor tentou explicar que Zé Ramalho estaria prestes a gravar, mas a dupla disse que toparia gravar com o cantor. E assim foi feito.

“Quando uniu as três vozes, com o dueto, as partes separadas, ganhou uma beleza muito grande. Nós ficamos emocionados e sentimos que estava nascendo uma parceria de sucesso. Não deu outra! A partir do momento que foi lançada, ‘Sinônimos’ virou um hit e até hoje é tocada nas plataformas, pedida nos shows”, conta Chitãozinho ao g1.

20 anos de história

“Sinônimos” foi composta em 2003 e lançada em 2004. Agora, 20 anos depois, segue com letra atual e está na trilha sonora de sua quinta novela. A versão tocada em “Terra e Paixão” junta Chitãozinho, Xororó e Ana Castela.

“Essa música é de uma potência, de uma força tão grande, mas a gente não imaginava que fosse tanto. Ela é poderosa demais”, elogia César. Ele tem 794 canções registradas em seu nome no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Entre elas estão clássicos como “Desculpe, mas eu vou chorar”, “Festa de rodeio”, “Minha estrela perdida” e “Um sonhador”.

A versão original esteve em “Escrava Isaura” (2004) e “A Favorita” (2008). Em 2016, uma versão só com Zé Ramalho embalou “Além do Tempo”. Dois anos depois, Paula Fernandes cantou em parceria com a banda Scarcéus para a novela “Orgulho e Paixão”.

“A princípio, me chocou um pouco porque eu estava acostumado com o Zé Ramalho, mas me acostumei, achei bacana. Achei que ela deu o toque dela”, conta Cesar ao g1, comentando a participação de Ana Castela.

 

Ana Castela canta 'Sinônimos'

Ana Castela canta ‘Sinônimos’

Google Ads Super Middle

Compartilhe com seus amigos

Deixe seu comentário